FICHA TÉCNICA DO SISTEMA MULTIUSUÁRIO – LABORATÓRIO EDUCAR

Educar: Laboratório Multiusuário de Tecnologias Digitais na Educação 

CONTATO:

Contato em caso de interesse para uso do Educar: Laboratório Multiusuário de Tecnologias Digitais na Educação

Contato: Profª. Drª. Fábia Magali Santos Vieira

Cargo função: Coordenadora

E-mail: educar@unimontes.br

Telefone: (38) 32298009

LOCALIZAÇÃO: 

Educar: Laboratório Multiusuário de Tecnologias Digitais na Educação 

Centro de Ciências Humanas – CCH – Prédio 2 – Salas 03, 06 e 07 

Avenida Rui Braga, S/Nº – Campus Universitário Campus Darcy Ribeiro – Vila Mauricéia – Montes Claros/MG CEP: 39401-089 

ÁREA DE ATUAÇÃO:

O Educar é um laboratório multiusuário e interdisciplinar de tecnologias digitais aplicadas à Educação, vinculado ao Centro de Ciências Humanas da Unimontes e atua como um núcleo tecnológico compartilhado entre vários grupos de estudos na pesquisa, experimentação e desenvolvimento de soluções digitais aplicadas à educação. O laboratório mantém e compartilha espaços e equipamentos que auxiliam estudos sobre intervenções pedagógicas na área de Linguagens e Letramentos suportados por aparatos digitais. O núcleo também busca capacitar professores e alunos de diversas áreas no uso dessas tecnologias digitais educacionais, proporcionando cursos, palestras, competições, eventos e discussões. Assim, o Educar cumpre sua missão de aprimorar e promover práticas pedagógicas dinâmicas, modernas e apoiadas em tecnologias digitais inovadoras e disruptivas voltadas para aplicação do processo de ensino-aprendizagem.

LINHAS DE PESQUISA:

  1. Letramento e Alfabetização digital
  2. Pesquisa e Desenvolvimento de Conteúdo Digital Didático 
  3. Metodologias para aplicação de conteúdos digitais na Prática Pedagógica
  4. Educação a Distância
  5. Gamificação
  6. Robótica 
  7. Realidade Expandida aplicada à Educação
  8. Desenvolvimento e estudos de tecnologias assistivas para fins educacionais

DESCRIÇÃO DAS PRINCIPAIS TÉCNICAS E SERVIÇOS DISPONÍVEIS:

  • Disponibilidade de computadores de alto desempenho para estudo e criação de conteúdos digitais
  • Serviço de monitoria para auxiliar a utilização dos recursos laboratoriais
  • Serviço de manutenção dos recursos laboratoriais
  • Gravação, edição e transmissão de vídeo aulas e podcasts.
  • Criação de e-books e materiais didáticos digitais e interativos
  • Desenvolvimento de jogos digitais pedagógicos
  • Treinamento e estudo de técnicas para uso de Lousa digital
  • Oficina Maker
  • Torneios de robótica
  • Programação e Montagem de protótipos robóticos
  • Modelagem de Ambientes em 3D
  • Práticas com Realidade Expandida (realidade virtual, aumentada e mista)
  • Apoio à produção de trabalhos acadêmico-científicos
  • Produção e suporte de eventos pedagógicos de capacitação tecnológica (palestras, oficinas e minicursos)
  • Estudo de plataformas para Ambientes Virtuais de Aprendizagem
  • Estudos para aplicação de Inteligência Artificial nos processos de ensino-aprendizagem  
  • Estudo, aplicação e desenvolvimento de tecnologias digitais assistivas para melhoria da acessibilidade e inclusão. 
Scroll to Top