Projeto Aprovado: Web Guardians

No dia 19/04/2024, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) anunciou a aprovação do projeto “Web Guardians”, no âmbito da a Chamada nº 014/2023 – Pesquisa
para Inovação na Educação Básica. Idealizado pelo programa Educar: Laboratório Multiusuário de Tecnologias Digitais na Educação, o projeto visa desenvolver estratégias de prevenção e intervenção para reduzir o estímulo à violência em ambientes digitais, com foco em mitigar os efeitos negativos em crianças e adolescentes.

Sob a coordenação da professora pesquisadora Dra. Fábia Magali Santos Vieira, o “Web Guardians” surge como uma resposta crucial aos desafios emergentes enfrentados pelas novas gerações no mundo digital. Com a proliferação de plataformas online e o aumento do tempo de exposição de jovens a conteúdos potencialmente prejudiciais, o projeto se propõe a oferecer soluções tangíveis e eficazes.

Uma das características distintivas do “Web Guardians” é sua abordagem holística, que combina pesquisa acadêmica, desenvolvimento de ferramentas tecnológicas e parcerias com instituições educacionais locais. Nesse sentido, a Escola Estadual João Miguel Teixeira de Jesus, localizada na Zona Rural de Montes Claros, foi selecionada como o epicentro das atividades do projeto.

A escolha da instituição de ensino não foi aleatória. Montes Claros, assim como muitas outras cidades brasileiras, enfrenta desafios significativos relacionados à segurança digital dos jovens. O “Web Guardians” pretende não apenas fornecer recursos educacionais e tecnológicos, mas também formar professores, pais e estudantes para navegarem de forma segura e responsável no universo digital.

Fábia Magali Santos Vieira, reconhecida por sua expertise na interseção entre tecnologia e educação, expressou otimismo em relação ao impacto potencial do projeto. “Estamos diante de uma oportunidade única para preparar o futuro de nossas crianças e adolescentes para o mundo digital. Com o apoio da FAPEMIG, UNIMONTES, da E.E João Miguel Teixeira de Jesus e o compromisso de equipe EDUCAR, tenho plena confiança de que o ‘Web Guardians’ será um catalisador para mudanças positivas e duradouras”, afirmou a coordenadora.

Com a aprovação do projeto, espera-se que o “Web Guardians” possa se multiplicar em todo o estado de Minas Gerais e além, oferecendo um farol de esperança em um cenário digital cada vez mais complexo. O início das atividades está previsto para breve, prometendo um novo capítulo na luta pela segurança e bem-estar das gerações futuras.